5 Ag. 2010, 5ªf

21h 29min

No quarto

   Uma das minhas companheiras de quarto, Murielle, está a ver um filme francês e a outra, Louise, está a ler. Logo, vou aproveitar para actualizar o meu diário de bordo.

   Ontem à tarde começámos por arranjar as vedações que separam os dois grupos de baboons: os baby senior e os adultos. Enquanto a Lindsey e a Lisa (também é do nosso grupo, é da Austrália) ficaram a tirar tinta seca de uns baldes, eu, a Lana, a Cheryl e o Harry, fomos tratar da vedação dos baboons.
   Para arranjar a vedação tínhamos de passar um arame pelo outro lado da vedação e nós estávamos dentro da vedação dos baby senior. Os baboons adultos, do outro lado da vedação, tentavam puxar o arame e alguns observavam atentamente o que estávamos a fazer. A atitude que eu adoptava quando eles tentavam "ajudar" era não ligar e estar com muita atenção para não deixá-los chegar a conseguir apanhar o arame. De vez em quando, se eles estavam a olhar para mim tentava cumprimentá-los de forma amiga como eles fazem (fazendo uns movimentos com os lábios). Evitava olhá-los directamente nos olhos. Normalmente, eles acabavam por não me prestar atenção ao fim de um tempo.
   Uma das pessoas do nosso grupo decidiu tomar outra atitude. Se um dos baboons apanhava um arame ou tentava "desajudar", ela ficava irritada e refilava com eles. É claro que eles entenderam essa atitude como não amigável e, talvez desafiadora, e começaram a gritar. Ela ficou assustada, demonstrou medo e aí é que eles tentaram mesmo "desajudar" puxando a vedação. Felizmente, pouco depois, apareceu uma coordenadora e conseguiu acalmá-los, comunicando com eles de forma amigável.
   À parte disto, correu tudo bem. O único inconveniente, passado do lado em que estávamos, é que alguns senior baby decidiram roubar-nos três dos alicates. Mas o Harry conseguiu recuperá-los ao fim de um tempo.


  Depois de tratarmos da vedação, fomos pintar e repintar uns baldes que são utilizados para alimentar os animais.
  Eu e a Cheryl ficámos com as mãos cheias de tinta verde. Colocámos um pouco de diluente (diluente usado para lavar os pincéis) nas mãos para tirar a tinta, mas acabou por ficar ainda pior, chegando ao ponto em que tínhamos as mãos completamente verdes! Já nos imaginávamos a ter de passar o resto dos nossos dias de mãos verdes. Lá fomos ao frasco do diluente, diluente puro, e utilizámo-lo directamente. Ajudou bastante, já só tenho uns resquícios de verde nas unhas.
 
  Ontem à noite, depois de jantar, houve uma grande festa e deitámo-nos quase à meia-noite (o que é bastante tarde para aqui! Tendo em conta, claro, que o jantar é às 18h, começando a festa às 18.30h!). A Vanessa, uma alemã, fez anos e uma rapariga do Canadá estava de partida, por isso combinaram-se as duas festas.
 
   Hoje começámos o dia a preparar a comida dos animais.
   Primeiro, foi necessário começar por encher um balde e meio com fruta (maçãs, pêras, laranjas e bananas) cortadas aos pedaços.
   Alguém tinha de tratar dos restos dos nossos almoços e jantares... Logo, eu ofereci-me! Achei que por ser nova aqui ficava bem tratar de uma tarefa que ninguém queria! Lá estive eu com as mãos dentro do balde dos restos (havia restos até do dia em que eu cheguei, porque consegui identificar o arroz amarelo!). O cheiro era muitíssimo "agradável"! Tive de separar a carne e as peles, porque o resto era para dar às galinhas e não as alimentamos com carne. Foi uma tarefa que demorou algum tempo...
   A fruta nos baldes foi adicionada a milipap (uma papa de milho). Depois de se misturar, adicionaram-se ovos, leite, queijo e os restos de carne. Depois de tudo muito bem misturadinho, fizeram-se bolas, do tamanho de meloas, para alimentar os baboons adultos e os baby senior (os baby baboons comem disto mas sem os restos, penso eu... eu reparei que as bolas para eles foram feitas mais cedo, antes de adicionar os restos).

Milipap
   Fui com a Cheryl alimentar os porcos. Depois fomos às galinhas e tivemos de ser rápidas porque os perús gostam de atacar as pernas! (Por acaso correu tudo bem!)

Os três "evil turqueys"

A capoeira
 
   De seguida, fui dar o biberon à Edie.

Edie
   Estou preocupada com a Edie porque ficou doente. Eu não fui a única a dar-lhe de comer hoje, mas ela tinha de ficar assim logo hoje... Pelas notícias que ouvi ao final do dia, ela já se encontrava melhor :) Espero que corra tudo bem!
   Alguns voluntários ficaram a passar a noite com ela na clínica.

   Hoje, 5ªf, foi dia da loja, tipo mercearia, abrir. Aproveitei para comprar umas barrinhas de cereais e bolachas.

   Falei com a Monique sobre Etosha e amanhã ela vai dar-me um panfleto sobre esse e outros programas. Estou realmente a pensar em ir...

   Durante a tarde estivemos novamente a tratar dos animais e a alimentá-los.
   Depois fomos dar um passeio com os baby baboons. Andámos um bocado, escolhemos uma árvore e deixámo-los andar por ali. Gosto muito da Shauna e da Carolla, porque são as mais pequeninas.
   Para ser sincera não sei distingui-los, porque me parecem todos iguais! Sei que o Clyde tem uma cicatriz no rabo... Ele também é simpático.
   A Bonnie é que gosta muito de morder, mas hoje durante o passeio portou-se bem!
  Quando regressámos, eu trazia um em cima da cabeça, acho que era o Clyde, e a Shauna ao colo. A Shauna fez um poop mesmo na palma da minha mão!

   Quando chegámos fomos novamente alimentar os animais mais novinhos e colocá-los nos seus aposentos para passarem a noite.
   Enquanto eu e a Cheryl estávamos a tentar guardar os gansos, apareceu a Ozzie (avestruz) e afugentou os gansos todos!

Ozzie

   Quando, finalmente, a Cheryl conseguiu colocar os gansos dentro da capoeira, eu só vejo, de repente, as ovelhas a correrem para dentro da capoeira e entrarem todas lá para dentro! Desatámo-nos a rir! Achámos que foi realmente cómico. A Cheryl já estava quase a fechar a porta e, de repente, aconteceu aquilo!
   Colocar as ovelhas no seu sítio é que foi realmente difícil. Andámos a correr dum lado para o outro atrás das ovelhas, até que acabámos por pedir ajudar!

1 comentário:

  1. lol
    estou a ver que esta viagem teve muitos episódios engraçados, ainda bem que te divertis te
    Ana M.

    ResponderEliminar