15 Ag. 2010, Domg.

Etosha

Dia 2: Halali - Namutoni

   Ao meio dia chegámos a Halali, o parque de campismo onde parámos para almoçar. 
   Fui espreitar o waterhole. Só andavam por lá três blackfaced impalas. Como já tinha visto blackfaced impalas umas quantas vezes e como estava com alguma urgência em comprar pilhas, porque a minha máquina  fotográfica ameaçava perder a bateria no dia seguinte e não tinha como carregar (porque a corrente eléctrica em Halali tinha uma voltagem que não dava para o meu carregador e adaptador, e tinha medo que em Namutoni também não desse)... tirei duas fotografias e fui, rapidamente, procurar a loja.
   Já não me perdi no parque de campismo de Halali! Vá lá, dei bem com tudo. Além disso, acho que é mais pequeno que o de Okaukuejo. Infelizmente, não havia pilhas na loja! Fiquei ligeiramente preocupada, mas lembrei-me que ainda podia tentar comprar em Namutoni. Comprei então dois guias de Etosha com fotografias e desenhos dos animais que por aqui andam.
    Regressei ao local onde o bus tinha ficado parado, porque calculei que o almoço devia estar quase pronto e, sentei-me numa mesinha de pedra que ali estava. Foram chegando algumas pessoas e repararam nos guias que eu tinha comprado. Com aquela coisa de dar aos outros para verem, não reparei que a mesa estava suja (e eles também não) e, quando mos devolveram, vinham sujos, besuntados de doce ou de um molho... Felizmente, consegui limpar ficando apenas uma ligeira nódoa.
   Depois de almoço, toda a gente foi comprar guias!
   O almoço voltou a ser como o almoço do primeiro dia. A única variante é que as salsichas eram diferentes. Até tivemos um convidado ao almoço, que se ficou por uma rodela de pepino:

Convidado especial do almoço em Halali
   Finalizado o almoço, o guia disse que podíamos ir à loja e sugeriu que comêssemos um geladinho. Segui, religiosamente, o seu conselho e comi um Magnum de amêndoa! Depois, pusemo-nos de novo ao caminho.
   Por volta das 14h, avistámos um pássaro bem colorido.

Lilac-breasted roller
   Mais à frente, encontrámo-nos com zebras e, pela primeira vez, com blue wildebeest.

Zebras e Blue Wildebeests
   Prosseguindo viagem, deparámo-nos com mais zebras, com um ar bastante amigável, e com red hartbeests que se encontravam na hora da sesta.

Uma zebra a atravessar a estrada
Red hartebeests
Red hartebeest
Zebra sorridente

   Faltava um quarto de hora para as 15h, quando chegámos a um local onde conseguimos ter uma boa vista  (a perder de vista!) de Etosha Pan.

Etosha Pan
   Aqui pudemos sair do bus e ir ver de perto a interminável paisagem de Etosha Pan.
   Continuámos a nossa viagem e encontrámos um velho amigo, quase à beira da estrada.


   Conseguimos avistar outro pássaro diferente.


   Eis que surgiu um grupo de oito leões no nosso caminho!
  Tive alguma dificuldade em conseguir tirar uma foto, porque os leões atravessaram a estrada à frente do bus e todas as pessoas correram para a parte da frente do veículo. Como estava sentada atrás quase não consegui ver os leões, enquanto faziam a travessia da estrada, devido à quantidade de cabeças que tinha à minha frente. Portanto, só os consegui apanhar, praticamente, quando já se estavam a afastar.

Tentativa de apanhar um leão a atravessar a estrada à frente do bus

   Na continuação da viagem a caminho de Namutoni, vi dois pássaros grandes - kori bustard - que quase se confundiam com a paisagem.

Kori bustard
   Já perto de Namutoni, tive a surpresa de ver uma girafa baby sitter! O guia explicou que quando a mãe girafa tem de se ausentar para procurar alimento, deixa a girafinha com outra girafa adulta. Essa girafa, que faz baby sitting, pode tomar conta de várias crias ao mesmo tempo. Até as pode alimentar.

Girafa baby sitter e três crias
Girafa baby sitter a alimentar uma das crias
Girafa baby sitter e três crias
   Chegámos a Namutoni às 17h. 
   Logo ali, à entrada do parque, encontrava-se uma data de mongooses, muito interessados num carro que ali estava estacionado!


   Fomos montar as tendas e eu lembrei-me logo de ir buscar um saco-cama! Depois de tudo montado, fui espreitar o waterhole. Pensei primeiro em ir procurar a loja, porque precisava de pilhas urgentemente (a máquina já estava a acusar bateria fraca!), mas a meio do caminho vi, de repente, um pôr-do-sol lindíssimo, muito vermelho e cor-de-rosa! Mudei logo de ideias e fui directamente ao waterhole! Ainda se tem de andar um bom bocado, por isso quando lá cheguei o sol tinha mesmo acabado de se pôr. No entanto, ainda havia uma luzinha cor-de-rosa.
   Fiquei encantada com o waterhole porque estava cheio de pássaros que voavam sem parar, como se fosse uma grande onda, parecia que estavam a fazer uma dança! E o barulho que faziam... também é qualquer coisa que tenho dificuldade em expressar. Só sei que adorei aquele conjunto! Para mim foi espectacular, ver aquele espectáculo ao vivo!
   Tirei uma ou duas fotos e a bateria foi-se. Tive a sorte de ter a lanterna na minha mala e meti logo as pilhas da lanterna na máquina fotográfica. Para ajudar à festa, passado um bocado, o cartão decidiu ficar cheio e tive de trocar de cartão.

Waterhole em Namutoni
Waterhole em Namutoni
Waterhole em Namutoni

3 comentários:

  1. Le fotografie sono splendide, hai captato molto bene il mondo ammirevole et deliziato d' Etosha et d' Africa.

    ResponderEliminar
  2. Adoro a história. Sempre à espera de um novo capítulo. Não resisto a voltar muitas vezes atrás e a apreciar as lindas fotografias e o ritmo da aventura.

    ResponderEliminar
  3. As fotografias são mais uma vez espetaculares, adorei. De facto, nestes paises as fotografias best sao as do amanhecer e do anoitecer, têm algo de fantástico e de diferente. Grande aventura a da máquina. Ana M.

    ResponderEliminar