24 Ag. 2010, 3ªf

8h 30min

No office dos Wild Dog Safaris

   Acordei às 6 da manhã e tive de me preparar rapidamente, porque começo hoje a minha viagem de 3 dias a Sossusvlei.
   Foi um pouco complicado despachar-me com as baby baboons! Ainda foi necessário dar o biberão, tirar as fraldas e lavar a Shauna porque não estava muito bem cheirosa. A Guillian teve a gentileza de tratar desta última tarefa, porque eu já estava arranjada. Mesmo assim, tive a sensação que fiquei a cheirar a poop de Shauna. De vez em quando, tenho a sensação que estou a cheirar...
   Depois fui ajudar a dar o biberão aos outros baby baboons e quando olhei para o relógio já só faltavam 5 minutos para as 7h e tinha combinado com a Monique que às 7h estávamos a sair da quinta! Como a Naomi nos tinha vindo ajudar, dei-lhe o meu biberão e fui a correr até à cozinha para fazer uma sandes de manteiga de amendoim e compota de pêssego! Fui logo de seguida a correr, com a sandes na mão, até ao quarto para ir buscar as minhas coisas. 
   Estava eu sair da zona dos quartos, com a mochila às costas, a mala ao ombro, o saco-cama numa mão e a sandes na outra, quando a Monique apareceu. Apareceu no momento exacto e deu-me uma ajudinha a transportar o saco-cama.
   Por volta das 8h cheguei ao office dos Wild Dog. Como não estava ninguém por aqui, andei a passar o tempo, até agora, a tirar fotos do espaço dos Wild Dog... e a tirar fotos a mim própria junto aos dois laguinhos, que aqui têm, decorados com animais em miniatura... Estava a ser um belo passatempo até reparar que, do lado de lá da janela junto à qual eu estava a fazer estas habilidades, estavam pessoas a trabalhar nas suas secretárias...! Lá disfarcei, que estava só a olhar para as miniaturas de elefantes, hipopótamos, girafinhas,... Ainda olhei uma ou duas vezes lá para dentro para ver se alguém se estava a rir... Mas sem dar muitos nas vistas, claro! (Só a espreitar por um olho e sem levantar muito a cabeça.) Enchi-me de naturalidade e fui até aos banquinhos e sentei-me e decidi ficar sossegada. Aqui estou eu a actualizar o meu diário de bordo!


Baby Baboon Night

   Pela noite tive as baby baboon Shauna e Carolla, juntamente com a Guillian. 
   Depois do passeio com os baby, tivemos de dar banho à Shauna e à Carolla. Desta vez, só elas é que tomaram banho, porque apenas os baby que vão passar a noite com alguém é que tomam banho.

A dar banho a uma baby baboon

   Comecei a dar banho à Shauna mas, de repente, decidiu começar a fazer fita. (Deve ser por não estar muito habituada a mim, porque nunca as tinha tido durante a noite. Além disso, houve uma quebra de contacto entre mim e os baboons. Nos primeiros passeios, as baby até vinham para o meu colo, o que fez com que tivesse de transportar a Bloomy ao ombro (baby senior alfa, que é um chumbinho). Mas ,depois do acidente (que foi logo no final da primeira semana), afastei-me um bocadinho deles nos passeios, porque não queria que se pendurassem no meu braço. Acho que isso causou algum afastamento, porque os baboons deixaram de interagir tanto comigo. Na semana passada comecei a tentar que se aproximassem mais novamente...). Por solidariedade, a Carolla também começou a fazer fita! Senti-me ligeiramente triste neste momento, mas compreendo o porquê do seu comportamento.
   Como não estava a conseguir controlar a situação,  fui dar o biberão aos outros baby baboons. Quando regressei, a Shauna já estava a dormir e a Vanessa conseguiu passá-la para o meu colo.
   Levei-a para o meu quarto. Metia as últimas coisas que faltava arrumar (coisas da Sandra que continuava sem aparecer...) no armário, sempre com a Shauna ao colo e quase sem me mexer da cintura para cima, porque tinha medo que ela acordasse e se assustasse.
   Pouco depois, apareceu a Guillian com a Carolla.
   A Guillian foi tomar banho e fiquei com as duas baby. Acho que a Carolla é mais calma e mais sociável. Ficou a ver a Guillian a sair pela porta do quarto e parecia ligeiramente preocupada, mas depois veio ter comido. Primeiro, tentou brincar com a Shauna e roubou-lhe a chupeta. Tive logo de dar outra chucha à Shauna, porque os baby não gostam nada de perder a chucha quando estão a dormir. Como a Shauna queria era dormir, a Carolla acabou por se meter dentro do meu casaco e adormeceu.

Shauna
Shauna
Shauna
Shauna
Com a Carolla (chupeta laranja) e a Shauna (chupeta azul)
   Quando a Guillian regressou já estava na hora de jantar, por isso fomos jantar com as baby debaixo da camisola. A uma dada altura reparei que tinha uma cauda a sair pela camisola. :p
   Jantámos, tomámos um cházinho à volta da fogueira, demos o biberão às baby, sempre com elas debaixo da camisola. 
   Depois, regressámos ao quarto e a Guillian ficou com elas enquanto fui tomar banho. 
   A água não estava particularmente quente, mas estava o suficiente. Lá me enchi de coragem e meti debaixo do chuveiro!
   Quando voltei para o quarto, tinha duas baboon voadoras! Andavam a saltar por todo o lado, da janela para o armário, do topo do armário para a cama, para cima de mim, para cima da Guillian, havia baboon por todo o lado...! =D
    Eu sentia-me cheia de sono e sabia que no dia seguinte tinha de me levantar cedo porque ia para as dunas, mas a Shauna não queria adormecer. Então, tive de me voltar a levantar e andei a brincar com ela: ela subia ao armário e eu tinha de a apanhar quando ela saltava. Uma verdadeira baboon voadora! Entretanto, a Carolla já tinha adormecido... 
   Lá consegui que a Shauna adormecesse comigo, mas foi complicado porque andava sempre a passear de cama em cama, mesmo com a luz apagada.
   A meio da noite a Shauna foi ter com a Guillian e a Carolla veio ter comigo. Até gostei da troca, porque a Carolla estava mais bem cheirosa! :p
   A Carolla insistia em ir dormir para cima da minha cabeça, então, de vez em quando, acordava com uma baboon em cima da cabeça.


Carnival Feeding







23 Ag. 2010, 2ªf

   Esta semana começou com grupos novos. Fiquei num grupo com a Olivia, a Stephanie, a Naomi e a Vanessa como líder do grupo.
   Acho que era suposto ter Project Work, mas como fui para um grupo novo tive dia de Food Prep. Ainda bem, porque assim tive um dia mais descansado.
   Finalmente fui conhecer o burro daqui! Hoje ofereci-me para lhe ir dar de comer. 
   Fui também alimentar os senior baby baboons com a Vanessa. Entrámos dentro da vedação deles e andámos a colocar a comida em diferentes locais. Eu ofereci-me para ir com ela porque já me sinto à vontade com eles. Na dos baboons adultos nunca entramos. Normalmente é um dos coordenadores que entra dentro da vedação e lhes dá o almoço; nós só ajudamos a transportar os baldes de comida e a tomar conta da porta. No caso de não estar cá nenhum coordenador, atiramos a comida por cima da vedação.
   Depois do intervalo do muffin, fui fazer Carnival Feeding. Hoje fomos mesmo alimentar todos os carnívoros. Normalmente, alguns deles são alimentados por pessoas do lodge que desejam realizar esta actividade. Mas, como hoje tal não aconteceu, tivemos de tratar de todos os animais. 

Farnel do Carnival Feeding:


   Aqui ficam alguns momentos,

Este leopardo deitou a língua de fora à paparazzi. Hehe!
Alimentar as chitas

Alimentar os leões
Alimentar os wild dogs / mabecos



   Ao final da tarde, depois de alimentarmos todos os animais da quinta, fomos passear com os baby baboons. Uma rapariga, que chegou na semana passada, logo no seu primeiro passeio com os baby foi mordida! Eu ainda não fui desde que aqui estou...
   Pela noite tive as baby baboon Shauna e Carolla. :)



22 Ag. 2010, Domg.

20h 22min

    Consegui regressar viva de Windhoek! Yeee! 
   O bus abanou imenso, ficámos bem chocalhados, mas, o mais importante de tudo, não houve nenhum acidente. 
    Cada vez que o bus chocalhava conseguia sentir um cheiro a terra. Comecei a ver que, cada vez que isso acontecia, havia uma nuvem de pó dentro do carro. Comecei a analisar o bus e acabei por verificar que havia uns buraquinhos no chão... material antigo e do bom!
   Na viagem para cá senti algum receio cada vez que o carro estremecia. Foi um alívio quando vi a porta da quinta, até comentei: "I'm still alive". Durante a viagem, havia quem se risse de nervosismo e, cada vez que o carro dava um saltinho, olhavam para mim e perguntavam se eu estava bem. O condutor até nem ia depressa, mas o bus era tão "novo" que abanava por todo o lado.
   Depois de arrumar as minhas coisas e ter telefonado ao meu pai a dar notícias directamente da Namíbia, fui tomar banho.
   Passou-me pela cabeça não tomar banho (já estou a apanhar influências estrangeiras de Etosha - na viagem a Etosha fui, praticamente, a única a tomar banho...), mas lá pensei que se calhar era melhor.
   Voltei a pedir o secador emprestado. Estou espantada com o meu cabelo! Anda a portar-se tão bem! Não preciso de usar o "estica cabelos", porque ele fica liso naturalmente e com um ligeiro (mas muito ligeiro) volume. Deve ser do clima aqui ser muito seco...
   Senti alguma desilusão ao chegar a Windhoek, porque me apercebi de que íamos passar a manhã no centro comercial!Eu queria ter ido ao mercado que tem as coisas tradicionais. Mas, nem tudo foi mau.
   O centro comercial de Windhoek é como um centro comercial em Lisboa. Não há mais nada a dizer sobre o mall
   Comprei uma camisa e uma camisola de alças. Não gosto muito dos botões da camisa, acho que se calhar são um bocado pirosos. Quando regressar às origens tenho de os mudar! Isto custou-me no total 8euros, numa loja chamada Mr. Price. Acabei por comprar para ver se o tempo passava mais depressa...
   Comprei um champô de banana na Body Shop. Nunca vi disso em Portugal e, como o meu está a acabar, aproveitei. 
   Comprei um iogurte, pêras, lenços de papel, pilhas, um pacote de bolachas e um chocolate da Cadbury novo: cajus e coco. 
   Comprei também três pulseiras, que gosto imenso!
   Em Portugal, não ligo muito aos chocolates da Cadbury, mas os ingleses daqui gostam muito (o que é óbvio, porque era uma marca inglesa; eu agora também gosto muito!). Eles dizem que a Cadbury faz muitos sabores para África, que não há em Inglaterra.
   Lembrei-me que o Harry amanhã vai embora. A Rachel e a Rebbeca foram embora hoje. Por isso, os grupos devem ter sidos refeitos.
   Estou no meu quarto e estou, neste momento, a ouvir chacais!
   Hoje à noite, está tudo muito calmo. Penso que já estão todos nos quartos. Como hoje não há música é possível ouvir os animais. Por acaso, ainda não ouvi os leões. Mas é frequente consegui-los ouvir ao final do dia e durante a noite. 

   Hoje voltei a almoçar no Joe's Beer House. Desta vez já consegui saborear a comida e já gostei! Da outra vez, não estava inteiramente recuperada da má disposição.
  
Entrada do Joe's Beer House
No final do almoço


   Já sinto sono e são apenas 21h! Sinto que são, para aí, umas 23h! "Isto aqui é uma canseira", deve ser da altitude...
   Quero só referir que, hoje de manhã enquanto ainda estava deitada, ouvi o som de vários animais a andar do lado de fora do meu quarto... depois, ouvi um ganso. Os gansos têm andado a rondar esta zona desde ontem. Parece que ontem, alguém decidiu dar-lhes muffins durante o intervalo da manhã. Ontem, enquanto estávamos a almoçar, os gansos estavam todos sentados em frente à cozinha!

   Depois do banho, fui entregar o secador do cabelo à Naomi e acabei por ficar no quarto na conversa, mais a Guillian, a Carola e a Liz (rapariga que chegou ontem dos Estados Unidos). Foi uma conversa divertida. A Carola não conhecia a expressão "sausage dog". Disse-lhe que em Portugal, também há o "cão salsicha". Aparentemente, na Alemanha não se usa esse termo...
   
   Tenho mesmo de ir dormir, estou cheia de sono.


22 Ag. 2010, Domg.

8h 22min

   Hoje bastava levantar-me às 8h, porque o dia começa às 9h por ser domingo. Mas, acordei às 6.50 e, por volta das 7 e qualquer coisa, levantei-me por já não conseguir dormir mais. 
   Já fui dar o biberão aos baby baboons com a Harriet e o Matt. 
   Agora estive a preparar a minha mala para ir a Windhoek.
   Descobri como é que torradas com manteiga de amendoim ficam bem! É a combinação da manteiga de amendoim com compota. Assim já acho que fica melhor. :)



21 Ag. 2010, Sáb.

   Como hoje é sábado, só trabalhamos durante a manhã. Tive uma óptima manhã! Conheci os wild dog puppies! =)
   Queria só referir que hoje, ao pequeno-almoço, conheci os três suricates que atacaram o Whisky (ficaram, por esse motivo, conhecidos por the three evil meerkats). Sei que um deles se chama Frank e a outra Violet. O outro não sei como se chama, mas há quem lhe chame "Evil".

Frank, Violet e "Evil"
   Enquanto esperava para começar a minha actividade, ajudei as pessoas de Food Prep e fui dar o pequeno-almoço ao Sylvie. Sylvie para mim é nome de menina, mas ele é um menino...

Sylvie
   Hoje fui fazer uma actividade que ainda não tinha feito desde que estou em Naankuse. Fui alimentar a chita Lucky e as crias, os dois leopardos Ombilly e Shekira e os Wild dog puppies.
   Fui tirar a pele a dois frangos, que estavam a descongelar, para dar aos leopardos. Não sei porque será necessário tirar a pele e esqueci-me de perguntar!
    Fomos então até casa da Marlice, onde estão os wild dog puppies, a chita Lucky e as crias e os leopardos. O Shaun foi connosco e deu-nos indicações sobre os cuidados a ter.
   Em relação aos leopardos, andar sempre com um olho neles e não lhes virar as costas porque eles podem tentar caçar-nos (a brincar, mas mesmo assim, eles têm garras :p).
   Em relação às chitas, os cuidados já são maiores, porque elas são "meio" domesticadas. Para entrar na vedação delas é necessário levar um tubo de borracha comprido e, no caso, delas tentarem "investir" contra nós, temos de apontar o tubo e fazer-nos de grandes. Em princípio, tudo corre bem! :p Além disso, também andar sempre com um olho nelas.
   Primeiro atirámos os frangos para eles ficarem entretidos a comer e, depois, lá entrámos dentro das vedações. Eu, o Harry e a Sally, andámos sempre juntos, sempre com um olho nos animais, a apanhar os poops e a mudar a água.
   O Shaun perguntou se alguém queria ir tirar fotos às chitas. Como tinha levado a minha máquina, disse logo que sim e lá voltei a entrar na vedação com ele. Assim consegui estar mais perto delas!

 
   Depois, fomos tratar dos Wild dog puppies. :)


   A Carola está de volta. Chegou ontem à noite. Parece que ela adorou Namib Rand. A Louise, que também chegou ontem, também adorou. Se um dia voltar cá, acho que também escolho fazer Research para ir a Namib Rand.
   Já enchi os meus dois cartões da máquina fotográfica! Fui passar as fotos para a minha pen (a pen agora é super preciosa!).
   Hoje consegui descansar um bocadinho a tarde e... lavar mais meias...! Também lavei os meus All stars, que estavam completamente castanhos! Não foi muito boa ideia ter usado os All stars em Food Prep no outro dia. Não há nada como as botas todo-o-terreno.
   A Cheryl foi-se embora hoje! O Loic e a Louise também. Gostava que ainda cá estivessem todos.
   Fiz uma ferida no pé de uma forma muito estúpida! Estava a falar ao telefone (telefonei para casa) e distraí-me e bati com o pé num tronco que estava no chão (eu estava de chinelos para descansar os meus pés dos ténis).

   Amanhã vou a Windhoek. (Acho que não vou ter outro acidente!) Desta vez, é uma companhia de bus que faz o transporte.
 
   A Sandra, uma das minhas companheiras de quarto, ainda não voltou de Windhoek, desde o Domingo passado. Como a Louise se foi embora, estou outra vez sozinha no quarto. Não é mau, mas por acaso até gostava de ter companhia.
   Já só faltam 20 minutos para o jantar.


21 Ag. 2010, Sáb.

   Mais um dia atrasado em relação ao meu diário de bordo! Lá vou eu começar com o dia de ontem outra vez.

20 Ag. 2010, 6ªf
 
   Como tive os baby baboons durante a noite, acordei cedo (porque eles acordaram cedo). Por isso, por volta das 7.30, já tínhamos dado o biberão aos baby e eu já  estava arranjada e com o pequeno-almoço tomado. Aproveitei a meia hora seguinte para estar ao pé dos baby baboons. 


   A primeira tarefa do dia foi Caracal Walk.
   Vou aproveitar para descrever como é o passeio com os linces.
   Em primeiro lugar, vamos buscar os linces aos seus aposentos, apenas os dois que estão domesticados e têm um GPS no colar. Os outros dois "meio" domesticados ficam lá.
   Depois, vamos até ao local onde vamos passear, num jipe antigo.



   Começamos então o nosso passeio:

1- Andar com os linces;

2- Sentamo-nos durante um bocado;

3- Continuamos o passeio e vamos até uma árvore;

4- Caminhamos durante mais um bocado, por vezes voltamo-nos a sentar, e depois regressamos;
   Desta vez, aconteceu um episódio muito engraçado!
   Duas avestruzes selvagens cruzaram-se no nosso caminho e um dos linces achou que conseguia caçá-las! Devia ter-se metido com alguém do seu tamanho! :p

Um dos linces prepara-se para caçar a avestruz
O ataque!
   Não aconteceu nada à avestruz, todos ficaram bem: o lince e a avestruz! :p Acho que a avestruz apenas deve ter levado uma dentadinha e apanhado um susto.

5- De regresso aos aposentos dos linces, é hora de lhes dar o almoço;
O lince e o seu almoço voador

6- Por último, entramos nos aposentos dos linces e procuramos por poop! Ainda não consegui encontrar poop, eu bem olho para todo o lado, mas nunca encontro. Parece que ando só por ali a passear...

   Antes do intervalo do muffin, ainda fomos passar algum tempo com o Ori.

   A tarde foi dedicada a Project Work. Andei a fazer debushing! Ou seja, cortar arbustos. Já consigo domar os arbustos, novamente! O meu braço já está muito melhor... Bolas! Já não tenho desculpa para não fazer Project Work! :p 
   São as cicatrizes da Namíbia, como dizia a Carol. As cicatrizes deviam era ser dum leão ou duma chita. Claro que, posso sempre dizer que foram feitas por um leopardo enquanto caminhava na "selva" da Namíbia!
  
   À noite, depois de jantar, quase que aprendi a jogar póquer. Aprendi também a jogar Uno Extreme; confesso que acho um pouco confuso... Foi um final de dia agradável! :)




20 Ag. 2010, 6ªf

   Com os atrasos que tenho tido a escrever, acabei por não falar no dia de ontem. 
   Ontem foi dia de Food Prep. Quero apenas deixar a nota que tivemos cinco baldes de restos para vasculhar! Eram de comida do lodge, por isso os baboons tiveram um rico almoço!

Em Food Prep a misturar millipap, fruta e restos dos almoços e jantares!
   Ontem à noite tive baby baboons! Tive o Gus e o Clyde. Fiquei no quarto com a Guillian e a uma rapariga que chegou ontem - Naomi. 
   Ao início parecem uns autênticos macaquinhos voadores, a correr dum lado para o outro, a saltar por todo o lado,... Depois, agarram-se a um biberão, ficam a chuchar e adormecem! Nesse momento, parecem adoráveis com as suas fraldinhas. :)
   Eles dormiram praticamente toda a noite com a Guillian. Um deles veio dar-me um beijinho, quando a Guillian se levantou para ir à casa-de-banho, e acabou por ficar comigo. Assim, ainda consegui dormir um bocadinho com um! :)
   Tenho imensa pena de não ter tirado nenhuma foto, mas era a primeira vez e  não levei a máquina para o quarto da Guillian porque pensava que eles podiam tentar tirar-ma. Agora já sei que, assim que eles adormecerem, dá para tirar fotos à vontade! Para a próxima já sei.


19 Ag. 2010, 5ªf

   Acabei por não escrever nada sobre ontem, porque estava cheia de sono. Como a Kelcey se foi embora hoje, ontem houve música alta até tarde.  Não sei a que horas a música parou, porque acabei por não ficar na cozinha até ao fim e adormeci. Uma pessoa que consegue dormir com aviões e comboios a passar junto à casa, consegue adormecer com qualquer coisa! A Guillian queixa-se constantemente que o galo a acorda, porque, aparentemente, ele gosta de cantar a meio da noite e a qualquer hora do dia. Para ser sincera, nunca ouvi o galo cantar, desde o início da noite até ao início da manhã, desde que aqui estou!

18 Ag. 2010, 4ªf:

   Ontem começámos a manhã com Project Work. 
   Consigo tirar uma vantagem de ter o braço lesionado: não tenho de fazer os trabalhos duros. Claro que essa vantagem já está a acabar porque ontem tirei os pontos. De facto, estou muito melhor do braço. 
   A nossa tarefa matinal consistiu em fazer um carreiro no chão para colocar um cano. 
Project Work
   Acho que preferia ter ido cortar arbustos! Senti-me um bocado inútil a não conseguir fazer quase nada. 
   Uma das vantagens de fazer Project Work aqui na quinta, é que conseguimos ter o intervalo do muffin! :)

Muffin break
   Da primeira vez que fiz Project Work, a cortar arbustos, não tivemos direito a muffins e esqueceram-se de guardar para quando chegássemos. A partir daí, as pessoas que vão fazer Carnival Feed (depois das 10.30) começaram a levar os muffins para aqueles que se encontram no meio do campo a cortar arbustos. Acho que é uma óptima ideia! (O que vale é que eu da outra vez levava Belgas.)

   A tarde de ontem foi calminha: passeio com os leopardos.

Ombilly e Shekira

   No início do passeio, sentia-me ligeiramente cansada. Ainda não devia ter recuperado do levantar cedo de Etosha e juntei-lhe uma noite na watch tower, o que deve ter dado como resultado sentir-me cansada. Mas no final do passeio, o Abut, a Dassi, o Ombilly e a Shekira fizeram uma brincadeira tão grande que fiquei logo muito mais animada e o cansaço desapareceu!


   Hoje ouvi que os outros três suricates (ainda não os conheço) tinham atacado o Whisky. Ontem andava a coxear duma pata; ouvi rumores de que se calhar estava partida...