Mercado Janet

13 Agosto 2011, Sáb.

   O plano que tinha sido feito para o dia de hoje era uma ida ao Kruge, mas o amigo da Ana não se sentiu bem e tivemos de adiar a viagem. Então, hoje de manhã quando acordei, agarrei no guia de Moçambique e pensei: "vamos lá ver se arranjo um plano". Comecei a ver... e encontrei uma referência ao Mercado Janet, que dizia ter um ambiente simpático e que os vendedores faziam preços justos. Pareceu-me interessante. Fui ao google earth e vi que era ir até ao fundo da Av. Mao Tse Tung, chegando mesmo até à Av. Vladimir Lenine, e o mercado estaria por ali. Então lá fui eu! Até tive companhia pelo caminho de um senhor que queria pedir dinheiro e tivemos uma conversa bastante interessante. Ele começou por dizer "Olá amiga. Não estou a pedir dinheiro. Mas, podes dar-me 20 meticais?". Como eu não lhe estava a dar muita atenção, ele perguntou-me "Falas português?" e eu respondi-lhe "Não, não falo.", ao que ele me respondeu "Can you give me twenty meticais?". Não tenho encontrado pessoas a pedir. As ruas estão cheias de vendedores que tentam sempre vender algo, mas isso faz parte e respondendo de forma simpática eles aceitam.
   Continuei a minha caminhada e vi um muro branco ao fundo com uma entrada e muita gente cá fora, mas só pessoas com ar de locais... Mas não tinha a certeza se era ali... Vinha a caminhar na minha direcção uma senhora vestida de capulana com um alguidar à cabeça.  Apesar do seu ar sério, perguntei-lhe: "O mercado "da" Janet é ali?" E a senhora fez um sorriso enorme e disse que sim. Mais tarde percebi o porquê do sorriso, porque eu pensava que o mercado se chamava "Mercado da Janet"! Afinal é "Mercado Janet". Mas assim consegui roubar-lhe um grande sorriso! :)

   Achei que ir ao mercado Janet é uma aventura maior que ir ao mercado central, porque não se vê nenhum turista! Só pessoas de cá, então sente-se mesmo o ambiente típico dum mercado daqui. Comprei tomates, cenouras, uma abóbora e uma papaia. Levei a minha máquina fotográfica pequenina, que se guarda logo no bolso e aproveitei para, depois de fazer a comprar, perguntar se podia tirar uma foto. As senhoras que estavam a vender foram muito simpáticas e depois pediram para ver e para eu lhes ir lá entregar a foto.

Mercado Janet
Mercado Jante
Mercado Janet
Mercado Janet

   Acabei por só visitar a parte dos vegetais e frutas, mas o mercado estende-se para o outro lado, cheio de alguidares, vassouras e mais uma data de objectos e produtos muito variados! O mercado tem igualmente um ar sombrio, tal como o mercado central, mas depois as bancas carregadinhas de coisas e as interacções entre os vendedores e as pessoas que vão a passar, dão um ar bastante colorido  ao mercado.

   No caminho de regresso, estava a pensar que devia ter comprado espinafres ou algo assim para também colocar na sopa... Como vão sempre surgindo vendedores de frutas e vegetais com txopelas ou mesmo no meio do passeio, passei por uma senhora que estava a vender espinafres e aproveitei logo. Calhou mesmo bem! Já descobri como é que eles conseguem manter os vegetais sempre com bom aspecto, mesmo com o calor e sol, vão salpincando de água, assim mantêm-se frescos.


6 comentários:

  1. As fotos ficaram excelentes e o mercado tem um ar de asseio e arrumo. Boa descoberta!

    ResponderEliminar
  2. isso aí é melhor que o Pingo Doce ;)

    ResponderEliminar
  3. Está bonito este post e a sopa deve ter ficado saborosa. Bonne appetite :)***

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, esse mercado tem um aspecto muito melhor do que alguns daqui...
    Bjs, Ana M.

    ResponderEliminar
  5. Tudo tão arrumadinho e com óptimo aspecto! :)

    ResponderEliminar
  6. Que bom ter notícias tuas Leonor. Está muito calor em Lisboa. E temos muitas saudades tuas. Perdoa e volta para nós :)*****

    ResponderEliminar