27 Ag. 2010, 6ªf

(Estou a escrever no meu diário de bordo já no local antes de embarcar (novamente, no aeroporto de Luanda) para regressar às origens. São 17.30 agora, do dia 30 de Agosto. Vou aproveitar para escrever sobre os dias que me faltam. Estou a sentir umas saudades enormes dos animais, de Naankuse!)

27 Ag. 2010, 6ªf:
   Como este era praticamente o meu último dia  em Naankuse aproveitei a primeira parte da manhã para fazer Caracal Walk. Foi o meu último passei com os linces.

Hoje a Carola também foi no passeio. Fomos com o grupo da Gillian.

Quando estávamos a regressar avistámos um grupo de "pumbas" selvagens no waterhole

"Karate Caracal"
   Depois do muffin break decidi ir ajudar no Project work. Pois! Era dia de Project work e não me senti muito bem por não estar a ajudar. Além disso, consistia em montar uma jaula, dentro da vedação dos linces, para um novo lince que tinha aparecido (para ele se ir habituando).
   Primeiro a Cila  tentou colocar o lince dentro de uma jaula para depois ser transportado para a enclosure dos linces. Não resultou lá muito bem e acabei por não saber como é que ela o fez... Contudo, foi bastante divertido. Fomos pensando em várias formas, dando largas à imaginação, fazendo várias tentativas, mas nada foi resultando.
   Fomos então montar a jaula grande.

A tarde foi dedicada a Leopard walk. Também foi o meu último passeio com os leopardos!

Os dois leopardos

Do meu quarto eu vejo...

O que eu consigo ver do meu quarto:

Alguns ilustres visitantes :)

Sylvie
Gansos (acho que não têm nome próprio!)
Ozzie
Spoke
... e a chita Samira :)

A Samira não anda propriamente a passear por aqui à solta (é uma chita, mesmo domesticada, continua a ser uma chita), mas tenho a vedação dela mesmo em frente ao meu quarto. Quando ela anda por aqui consigo vê-la e ouvi-la a ronronar (tal como um gato, mas alto).

Samira
   Também já fui visitada pelo Monty!

Monty a tomar banhos de sol

26 Ag. 2010, 5ªf

De regresso a Naankuse!

Hoje foi dia de regressar das dunas. Passei a manhã e a tarde em viagem. Os guias voltaram a deixar-me em Windhoek, tal como na viagem a Etosha. Desta vez foi um Bushman, que trabalha em Naankuse, que me foi buscar e confesso que gostei bastante da forma como ele conduziu!

Cheguei ao meu quarto e tinha a minha cama e a cama do lado por fazer. Só a cama da Sandra é que estava feita (mas ela nunca mais apareceu). Não quis dormir nessa cama porque ela tinha estado praticamente sempre doente e tive medo de me deitar lá! Ainda pensei em virar a almofada ao contrário, mas mudei logo de ideias porque continuei a imaginar aquilo tudo cheio de micróbios...
   Encontrei a Carola e fomos à lavandaria. Estivemos a escolher a cobertura do edredão e da almofada e a fazer combinações de cores como se estivéssemos numa loja!
   Comecei por escolher um edredão verde e um lençol castanho. Mas ela achou que a cama iria ficar muito escura. Então, sugeriu o branco. Pensei que a combinação do verde e do branco de facto não ficava mal, mas com tantos lençóis às cores porque não inovar um bocadinho!?
   Estava ali na minha indecisão quando vi um edredão às riscas vermelhas! Acabei por optar por esse. A Carola concordou que era uma boa opção, que, no caso dela, só não escolheria esse porque tinha tido sempre edredões cor-de-laranja e estava um bocadinho farta... E assim se passa um bocado da tarde na lavandaria a discutir cores de edredões!!
   (Saímos de lá a rir quando nos apercebemos da nossa situação, evidentemente!)

A minha cama com o edredão vermelho! (Ignorar a desarrumação)

25 Ag. 2010, 4ªf, Sossusvlei

Viagem a Sossusvlei

Dia 2: (Agama - Duna 45) - Sossusvlei - Sesriem Canyon - Agama

Uma parte do caminho até Sossusvlei foi feito a pé pelo meio das dunas, de modo a passarmos por Dead Vlei. Desci, pela primeira vez, uma duna a correr!

Para mim, o melhor desta caminhada foi Dead Vlei. Subimos uma duna com uma inclinação bastante acentuada (custou a subir!) mas valeu mesmo a pena!

Dead Vlei
   A nossa caminhada já se encontrava no final, foi só passar mais umas dunazinhas pequeninas e tínhamos um carro à nossa espera para nos levar até Sossusvlei. Claro que, antes de entrar para o bus, tive de voltar a despejar a areia dos sapatos. Ou melhor, cada vez que descíamos uma duna, era necessário esvaziar os sapatos!
   Após este espectáculo das árvores mortas, não consegui achar Sossusvlei particularmente emocionante. Fiz um vídeo do que é Sossusvlei:

Ao almoço, acabamos por confessar uns aos outros o que achámos de Sossusvlei e todos tivemos o mesmo pensamento: quando o guia disse que aquele local é que era Sossusvlei, todos pensámos que ele devia estar a fazer uma piada!

Depois de almoço, que foi à base duns hambúrgueres no pão, seguimos para o Sesriem Canyon.

Por volta das 16h regressámos ao parque e passámos o final da tarde a conversar à beira da piscina (mas não dentro da piscina, tendo em conta que, pela cor da água era impossível ver o fundo e que uma camada duma substância que não se dissolvia na água  se encontrava a boiar à superfície... mas, vimos quem estivesse com os pezinhos de molho naquela loção revitalizante, enquanto lia o seu livrinho à beira da piscina...). Seguiu-se a observação do pôr-do-sol nas montanhas, acompanhada de um sumo de guava fresquinho!

25 Ag. 2010, 4ªf, Duna 45

Viagem a Sossusvlei

Dia 2: Agama - Duna 45 - (Sossusvlei - Sesriem Canyon - Agama)

Hoje a alvorada foi bem cedinho! Às 4. 30 da manhã estava tudo a sair das tendas. Até acabámos por acordar mais cedo. Ao lado do nosso acampamento estava um grupo de italianos que, assim que acordaram por volta das 4h, começaram logo a falar, a falar, a falar, ...! Portanto, já nem precisei de usar o despertador.
   Levantei-me por volta das 4.20 e fui arranjar-me nas calmas. Gostei do facto de estar menos frio do que em Etosha!
   Partimos do parque de campismo, rumo às dunas, por volta das 5.15-5.30 e sem tomar o pequeno-almoço. Até nem me pareceu mal, não ter direito a pequeno-almoço naquele momento, porque não tinha fome nenhuma.
   Por volta das 6h chegámos a Sesriem - o parque no qual era suposto termos passado a noite. Para conseguirmos chegar às dunas tivemos de esperar que as portas do parque abrissem. No entanto, cumprimos o nosso objectivo que era sermos os primeiros a chegar lá!
   Saí do bus, para esticar um bocadinho as pernas e tentar tirar umas fotos, mas ainda havia pouca luz e estava tanto frio que decidi voltar para dentro.
   Decidi também comer uma pêra. Estas já ameaçavam começar a ficar com umas nódoas negras, por terem andado a rebolar pelo bus no dia anterior (esqueci-me que tinha colocado o saco das pêras aberto debaixo do meu banco e, a meio da viagem, vi algumas delas a passear pelo chão).
   Finalmente abriram as portas! O sol já tinha começado a nascer. Tenho pena de não ter conseguido ver o nascer do sol nas dunas.
   Começámos então a nossa viagem até à duna 45. Já me tinha interrogado sobre o porquê da duna se chamar "45". Até pensei, porque é que vamos à duna "45" e não vamos à "17"?  Será que todas as dunas  têm como nome um número? Afinal, o guia disse-nos que se chama assim por se encontrar a 45 km da entrada do parque.
   A meio do caminho vi um balão de ar quente a voar por cima das montanhas e das dunas (que já começavam a aparecer). Acho que deve ser magnífico andar por ali de balão!

Faltavam 20 minutos para as 7h quando chegámos à duna 45. Ei-la!

Duna 45
   Vista de longe, não me pareceu assim tão grande, ao contrário do que eu esperava. Mas quando cheguei ao pé dela e olhei para cima, para iniciar a minha subida,... mudei de ideias. É grande sim! (Mas há maior).

A primeira parte da subida é a mais difícil, porque é bastante inclinada e a areia está muito solta. Então, um passo para cima é quase o equivalente a dois passos para baixo!

Após essa fase, a inclinação já não é tão acentuada e a areia não está tão solta, sendo mais fácil subir.
   Fui até ao cimo, parando de vez em quando, apreciando a paisagem,... dando passagem às pessoas que queriam continuar a subir (o caminho era tão estreito que quando me chegava para a beira tinha medo de me desequilibrar e ir a rebolar pela duna abaixo!).

Quando desci, vinha um grupo de chineses, quase todos na casa dos 70, a subir a duna devagarinho, agarrados uns aos outros. Fiz-lhes um sorrisinho a encorajá-los, porque estavam na parte mais difícil da subida.
   À medida que fui descendo (tarefa bastante fácil porque a areia dá uma ajudinha) comecei a sentir os pés apertados. Cheguei cá abaixo e, tinha tanta areia dentro dos ténis, que quase nem conseguia andar! Até fiz um filme da quantidade de areia que tinha nos sapatos.

Cá em baixo, o pequeno-almoço já estava à nossa espera. Os guias tinham ficado a fazê-lo. Hoje tivemos direito a um pequeno-almoço mais substancial. Pela primeira vez, decidi experimentar ovos mexidos e bacon ao pequeno-almoço. Resultado: depois daquele fitness todo, soube bem!
   Estávamos nós nesta tarefa, quando passou o grupo de chineses (já estavam de regresso, por isso fiquei na dúvida se teriam mesmo chegado lá acima) e, à medida que iam passando, iam olhando com muita atenção. Antes de entrarem no bus começaram a sorrir e a fazerem-nos adeus! Teve a sua graça!
   Depois de terminar o pequeno-almoço, dei uma voltinha por ali.

Regressámos ao bus e partimos em direcção a Sossusvlei!

Solitaire e a Tarte de Maçã

Estou a preparar-me para colocar no meu blog o dia emocionante (e cheio de fitness!) da viagem às dunas, mas lembrei-me de deixar um aparte.
    Na segunda semana de Setembro, já eu tinha regressado à pátria, o programa "Geografia das amizades", do Gonçalo Cadilhe, foi dedicado à Namíbia. Gostei imenso de vê-lo porque estava de regresso há pouco tempo e foi óptimo ver alguns sítios por onde tinha passado e poder dizer "eu estive ali!". Foi bom recordar!
   Isto tudo para dizer que, através desse programa, tomei conhecimento que em Solitaire fazem uma tarte de maçã que parece que é muito boa! Tenho pena de não ter sido informada de uma informação tão preciosa como a existência de uma boa tarde de maçã, praticamente, no meio do nada! E pronto... fiquei a sonhar com uma tarte de maçã...
   Se lá voltar, a tarte pode ter a certeza que não me escapa. Fica a promessa!

24 Ag. 2010, 3ªf

Viagem a Sossusvlei

Dia 1: Windhoek - Agama

Por volta das 9h iniciámos a nossa viagem.
   O grupo é constituído por 10 pessoas: 3 finlandesas que estão a estudar na Namíbia, 2 alemãs, 1 francês, 2 americanos, 1 holandesa e eu - a portuga. O nosso guia é o Pendy e o assistente chama-se Kaleb.
   Tal como na viagem a Etosha, começámos por parar num supermercado para comprar água e o que mais quiséssemos. Desta vez, já não comprei fruta porque ainda tenho as pêras que comprei em Windhoek no Domingo. Também comprei pilhas, só por prevenção.
   Ao meio-dia parámos num dos vários locais de piquenique que vão aparecendo ao longo da estrada.
  O almoço consistiu numas sandochas com salsichas, queijo, pepino, tomate, pimento... Cada um fez a combinação que queria.
   Este grupo é ligeiramente diferente do outro, porque aqui ajudamos mais os guias a preparar as refeições.

Almoço
   Às 13h estávamos de regresso à estrada e apanhámos um caminho de terra batida, de modo a fazermos a viagem através das montanhas Eros.

Consegui ver uma zebra de montanha, mas foi tão rápida que não consegui tirar uma foto. As zebras de montanha são diferentes das zebras de Etosha.
   Vi também 4 Damaras dik-dik! Só consegui ver um quando estive em Etosha e foi difícil porque estava muito escondido.

Damara dik-dik
   Eram quase 15h quando passámos no Trópico de Capricórnio.

Tirar esta foto fez-me lembrar a foto que tirei na linha do Equador quando estive em São Tomé.
   Depois de cada um de nós tirar uma foto no Trópico de Capricórnio, seguimos viagem. Aqui ficam uns bocadinhos de paisagem que fomos avistando:

Conseguimos observar o primeiro sinal de que o deserto se estava a aproximar! As areias avermelhadas começaram a aparecer:

Por volta das 16h, chegámos a Solitaire. Acho que a decoração, com os carros velhos, lhe dá um ar bastante engraçado.

Continuámos a nossa viagem e passado, não muito tempo, chegámos ao parque de campismo Agama. Era suposto termos ficado em Sesriem, mas, aparentemente, o parque lá está cheio e não há espaço para nós.
   Depois de montadas as tendas, fomos assistir ao pôr-do-sol. Teria sido mais bonito vê-lo nas dunas, mas foi bonito à mesma. Estive então a ver o sol a pôr-se acompanhada de um sumo de guava (goiaba). Soube mesmo bem!

Tal como em Etosha voltei a ter uma tenda só para mim. Não é que eu não goste de companhia, muito pelo contrário (tenho estado sozinha no meu quarto em Naankuse e até sinto que gostava de ter lá mais alguém a partilhar o quarto), mas a tenda fica ligeiramente apertada com mais uma pessoa!
   Estive quase a ter uma companheira de tenda, uma das alemãs. No entanto, quando ela lá entrou,  reparou que ia ficar com os pés de fora! Fomos então perguntar ao guia se não tinha uma tenda maior. Felizmente havia uma! Já que tivemos de montar mais uma tenda, sugeri-lhe que ela ficasse naquela e eu ficava na outra e, assim, cada uma de nós tinha mais espaço.
   Fiquei assim com espaço suficiente para as minhas tralhas. Estive a arrumar a minha mala e lembrei-me que seria interessante comer um quadradinho de chocolate. Encontrei o meu chocolate todo derretido! Ainda por cima, era aquele que tinha comprado em Windhoek, no domingo, de cajus e coco! Lá me conformei, após de me ter sentido ligeiramente infeliz, porque tinha grandes expectativas naquela combinação de sabores e não tinha tido a oportunidade de provar...

O jantar estava bom. Foi esparguete à bolonhesa.
   Agora são horas de ir lavar os dentes e "chichi cama", porque amanhã a alvorada é às 4.30!
   Vou só deixar uma última nota de que as casas-de-banho são muito giras. A parte de cima é aberta, então tomei banho a ver as estrelas! =)

24 Ag. 2010, 3ªf

8h 30min

No office dos Wild Dog Safaris

Acordei às 6 da manhã e tive de me preparar rapidamente, porque começo hoje a minha viagem de 3 dias a Sossusvlei.
   Foi um pouco complicado despachar-me com as baby baboons! Ainda foi necessário dar o biberão, tirar as fraldas e lavar a Shauna porque não estava muito bem cheirosa. A Guillian teve a gentileza de tratar desta última tarefa, porque eu já estava arranjada. Mesmo assim, tive a sensação que fiquei a cheirar a poop de Shauna. De vez em quando, tenho a sensação que estou a cheirar...
   Depois fui ajudar a dar o biberão aos outros baby baboons e quando olhei para o relógio já só faltavam 5 minutos para as 7h e tinha combinado com a Monique que às 7h estávamos a sair da quinta! Como a Naomi nos tinha vindo ajudar, dei-lhe o meu biberão e fui a correr até à cozinha para fazer uma sandes de manteiga de amendoim e compota de pêssego! Fui logo de seguida a correr, com a sandes na mão, até ao quarto para ir buscar as minhas coisas.
   Estava eu sair da zona dos quartos, com a mochila às costas, a mala ao ombro, o saco-cama numa mão e a sandes na outra, quando a Monique apareceu. Apareceu no momento exacto e deu-me uma ajudinha a transportar o saco-cama.
   Por volta das 8h cheguei ao office dos Wild Dog. Como não estava ninguém por aqui, andei a passar o tempo, até agora, a tirar fotos do espaço dos Wild Dog... e a tirar fotos a mim própria junto aos dois laguinhos, que aqui têm, decorados com animais em miniatura... Estava a ser um belo passatempo até reparar que, do lado de lá da janela junto à qual eu estava a fazer estas habilidades, estavam pessoas a trabalhar nas suas secretárias...! Lá disfarcei, que estava só a olhar para as miniaturas de elefantes, hipopótamos, girafinhas,... Ainda olhei uma ou duas vezes lá para dentro para ver se alguém se estava a rir... Mas sem dar muitos nas vistas, claro! (Só a espreitar por um olho e sem levantar muito a cabeça.) Enchi-me de naturalidade e fui até aos banquinhos e sentei-me e decidi ficar sossegada. Aqui estou eu a actualizar o meu diário de bordo!

Baby Baboon Night

Pela noite tive as baby baboon Shauna e Carolla, juntamente com a Guillian.
   Depois do passeio com os baby, tivemos de dar banho à Shauna e à Carolla. Desta vez, só elas é que tomaram banho, porque apenas os baby que vão passar a noite com alguém é que tomam banho.

A dar banho a uma baby baboon

Comecei a dar banho à Shauna mas, de repente, decidiu começar a fazer fita. (Deve ser por não estar muito habituada a mim, porque nunca as tinha tido durante a noite. Além disso, houve uma quebra de contacto entre mim e os baboons. Nos primeiros passeios, as baby até vinham para o meu colo, o que fez com que tivesse de transportar a Bloomy ao ombro (baby senior alfa, que é um chumbinho). Mas ,depois do acidente (que foi logo no final da primeira semana), afastei-me um bocadinho deles nos passeios, porque não queria que se pendurassem no meu braço. Acho que isso causou algum afastamento, porque os baboons deixaram de interagir tanto comigo. Na semana passada comecei a tentar que se aproximassem mais novamente...). Por solidariedade, a Carolla também começou a fazer fita! Senti-me ligeiramente triste neste momento, mas compreendo o porquê do seu comportamento.
   Como não estava a conseguir controlar a situação,  fui dar o biberão aos outros baby baboons. Quando regressei, a Shauna já estava a dormir e a Vanessa conseguiu passá-la para o meu colo.
   Levei-a para o meu quarto. Metia as últimas coisas que faltava arrumar (coisas da Sandra que continuava sem aparecer...) no armário, sempre com a Shauna ao colo e quase sem me mexer da cintura para cima, porque tinha medo que ela acordasse e se assustasse.
   Pouco depois, apareceu a Guillian com a Carolla.
   A Guillian foi tomar banho e fiquei com as duas baby. Acho que a Carolla é mais calma e mais sociável. Ficou a ver a Guillian a sair pela porta do quarto e parecia ligeiramente preocupada, mas depois veio ter comido. Primeiro, tentou brincar com a Shauna e roubou-lhe a chupeta. Tive logo de dar outra chucha à Shauna, porque os baby não gostam nada de perder a chucha quando estão a dormir. Como a Shauna queria era dormir, a Carolla acabou por se meter dentro do meu casaco e adormeceu.

Shauna
Com a Carolla (chupeta laranja) e a Shauna (chupeta azul)
   Quando a Guillian regressou já estava na hora de jantar, por isso fomos jantar com as baby debaixo da camisola. A uma dada altura reparei que tinha uma cauda a sair pela camisola. :p
   Jantámos, tomámos um cházinho à volta da fogueira, demos o biberão às baby, sempre com elas debaixo da camisola.
   Depois, regressámos ao quarto e a Guillian ficou com elas enquanto fui tomar banho.
   A água não estava particularmente quente, mas estava o suficiente. Lá me enchi de coragem e meti debaixo do chuveiro!
   Quando voltei para o quarto, tinha duas baboon voadoras! Andavam a saltar por todo o lado, da janela para o armário, do topo do armário para a cama, para cima de mim, para cima da Guillian, havia baboon por todo o lado...! =D
    Eu sentia-me cheia de sono e sabia que no dia seguinte tinha de me levantar cedo porque ia para as dunas, mas a Shauna não queria adormecer. Então, tive de me voltar a levantar e andei a brincar com ela: ela subia ao armário e eu tinha de a apanhar quando ela saltava. Uma verdadeira baboon voadora! Entretanto, a Carolla já tinha adormecido...
   Lá consegui que a Shauna adormecesse comigo, mas foi complicado porque andava sempre a passear de cama em cama, mesmo com a luz apagada.
   A meio da noite a Shauna foi ter com a Guillian e a Carolla veio ter comigo. Até gostei da troca, porque a Carolla estava mais bem cheirosa! :p
   A Carolla insistia em ir dormir para cima da minha cabeça, então, de vez em quando, acordava com uma baboon em cima da cabeça.

Carnival Feeding

23 Ag. 2010, 2ªf

Esta semana começou com grupos novos. Fiquei num grupo com a Olivia, a Stephanie, a Naomi e a Vanessa como líder do grupo.
   Acho que era suposto ter Project Work, mas como fui para um grupo novo tive dia de Food Prep. Ainda bem, porque assim tive um dia mais descansado.
   Finalmente fui conhecer o burro daqui! Hoje ofereci-me para lhe ir dar de comer.
   Fui também alimentar os senior baby baboons com a Vanessa. Entrámos dentro da vedação deles e andámos a colocar a comida em diferentes locais. Eu ofereci-me para ir com ela porque já me sinto à vontade com eles. Na dos baboons adultos nunca entramos. Normalmente é um dos coordenadores que entra dentro da vedação e lhes dá o almoço; nós só ajudamos a transportar os baldes de comida e a tomar conta da porta. No caso de não estar cá nenhum coordenador, atiramos a comida por cima da vedação.
   Depois do intervalo do muffin, fui fazer Carnival Feeding. Hoje fomos mesmo alimentar todos os carnívoros. Normalmente, alguns deles são alimentados por pessoas do lodge que desejam realizar esta actividade. Mas, como hoje tal não aconteceu, tivemos de tratar de todos os animais.

Farnel do Carnival Feeding:

Aqui ficam alguns momentos,

Este leopardo deitou a língua de fora à paparazzi. Hehe!
Alimentar as chitas

Alimentar os leões
Alimentar os wild dogs / mabecos

Ao final da tarde, depois de alimentarmos todos os animais da quinta, fomos passear com os baby baboons. Uma rapariga, que chegou na semana passada, logo no seu primeiro passeio com os baby foi mordida! Eu ainda não fui desde que aqui estou...
   Pela noite tive as baby baboon Shauna e Carolla. :)