25 Ag. 2010, 4ªf, Duna 45

Viagem a Sossusvlei

Dia 2: Agama - Duna 45 - (Sossusvlei - Sesriem Canyon - Agama)

   Hoje a alvorada foi bem cedinho! Às 4. 30 da manhã estava tudo a sair das tendas. Até acabámos por acordar mais cedo. Ao lado do nosso acampamento estava um grupo de italianos que, assim que acordaram por volta das 4h, começaram logo a falar, a falar, a falar, ...! Portanto, já nem precisei de usar o despertador. 
   Levantei-me por volta das 4.20 e fui arranjar-me nas calmas. Gostei do facto de estar menos frio do que em Etosha! 
   Partimos do parque de campismo, rumo às dunas, por volta das 5.15-5.30 e sem tomar o pequeno-almoço. Até nem me pareceu mal, não ter direito a pequeno-almoço naquele momento, porque não tinha fome nenhuma.
   Por volta das 6h chegámos a Sesriem - o parque no qual era suposto termos passado a noite. Para conseguirmos chegar às dunas tivemos de esperar que as portas do parque abrissem. No entanto, cumprimos o nosso objectivo que era sermos os primeiros a chegar lá! 
   Saí do bus, para esticar um bocadinho as pernas e tentar tirar umas fotos, mas ainda havia pouca luz e estava tanto frio que decidi voltar para dentro.
   Decidi também comer uma pêra. Estas já ameaçavam começar a ficar com umas nódoas negras, por terem andado a rebolar pelo bus no dia anterior (esqueci-me que tinha colocado o saco das pêras aberto debaixo do meu banco e, a meio da viagem, vi algumas delas a passear pelo chão).
   Finalmente abriram as portas! O sol já tinha começado a nascer. Tenho pena de não ter conseguido ver o nascer do sol nas dunas.
   Começámos então a nossa viagem até à duna 45. Já me tinha interrogado sobre o porquê da duna se chamar "45". Até pensei, porque é que vamos à duna "45" e não vamos à "17"?  Será que todas as dunas  têm como nome um número? Afinal, o guia disse-nos que se chama assim por se encontrar a 45 km da entrada do parque.
   A meio do caminho vi um balão de ar quente a voar por cima das montanhas e das dunas (que já começavam a aparecer). Acho que deve ser magnífico andar por ali de balão! 


   Faltavam 20 minutos para as 7h quando chegámos à duna 45. Ei-la!

Duna 45
   Vista de longe, não me pareceu assim tão grande, ao contrário do que eu esperava. Mas quando cheguei ao pé dela e olhei para cima, para iniciar a minha subida,... mudei de ideias. É grande sim! (Mas há maior).


   A primeira parte da subida é a mais difícil, porque é bastante inclinada e a areia está muito solta. Então, um passo para cima é quase o equivalente a dois passos para baixo!


    Após essa fase, a inclinação já não é tão acentuada e a areia não está tão solta, sendo mais fácil subir. 
   Fui até ao cimo, parando de vez em quando, apreciando a paisagem,... dando passagem às pessoas que queriam continuar a subir (o caminho era tão estreito que quando me chegava para a beira tinha medo de me desequilibrar e ir a rebolar pela duna abaixo!).


   Quando desci, vinha um grupo de chineses, quase todos na casa dos 70, a subir a duna devagarinho, agarrados uns aos outros. Fiz-lhes um sorrisinho a encorajá-los, porque estavam na parte mais difícil da subida.
   À medida que fui descendo (tarefa bastante fácil porque a areia dá uma ajudinha) comecei a sentir os pés apertados. Cheguei cá abaixo e, tinha tanta areia dentro dos ténis, que quase nem conseguia andar! Até fiz um filme da quantidade de areia que tinha nos sapatos.



   Cá em baixo, o pequeno-almoço já estava à nossa espera. Os guias tinham ficado a fazê-lo. Hoje tivemos direito a um pequeno-almoço mais substancial. Pela primeira vez, decidi experimentar ovos mexidos e bacon ao pequeno-almoço. Resultado: depois daquele fitness todo, soube bem!
   Estávamos nós nesta tarefa, quando passou o grupo de chineses (já estavam de regresso, por isso fiquei na dúvida se teriam mesmo chegado lá acima) e, à medida que iam passando, iam olhando com muita atenção. Antes de entrarem no bus começaram a sorrir e a fazerem-nos adeus! Teve a sua graça!
   Depois de terminar o pequeno-almoço, dei uma voltinha por ali.


   Regressámos ao bus e partimos em direcção a Sossusvlei!


4 comentários: