Um chapa para o Tofo

2ªf, 22 Ag. 2011

Hoje a alvorada foi às 4h da manhã! Tinha de estar às 5h no Fátima's place, porque o chapa partia de lá. A Fátima tem um chapa que faz a viagem de Maputo ao Tofo (agora, passado um ano, já sei que a viagem me teria ficado muito mais barata se tivesse ido apanhar o chapa à Junta... Mas deixo isto para os próximos episódios).
O chapa partiu do Fátima's place por volta das 5:30 e ainda parámos num sítio, antes de sair de Maputo, para apanhar mais pessoas (agora, em 2012, sei que aquele sítio é a Junta - o local onde se apanham os chapas para os mais diversos locais). 
Depois de passarmos Xai-Xai, parámos numa bomba de gasolina e deu para esticar um bocadinho as pernas, tendo em conta que íamos bem apertadinhos! 
O chapa tem um condutor e o cobrador que, ao chegar a um sítio, abre a porta lateral e vai gritando, com o chapa em andamento: "Inhambane, Inhambane, Inhambane, eh, duas pessoas, Inhambane, Inhambane...". De cada vez que o chapa pára, aproximam-se umas quantas pessoas a vender refresco (refrigerantes), bananas, couves, cebolas, bolachas... Até calha bem, acabei por comprar um pacote de bolachas.
Tínhamos então acabado de sair de Xai-Xai, com direito a paragem, mas eu já quase não tinha posição para estar sentada!
À medida que nos íamos afastando de Maputo, comecei logo a notar a diferença na paisagem. Mais verde.
A caminho de Inhambane passámos por Quissico e, através da janela, consegui ver as lindíssimas (super azuis) lagoas de Quissico. Passámos também por Inharrime conseguindo ver uma praia lindíssima... O que me esperaria no Tofo?
Finalmente, a chegada a Inhambane! A minha mala andou desaparecida durante metade da viagem. Eu perguntei ao senhor do chapa se sabia do seu paradeiro, tendo ele respondido: "Lá para trás"... Bom, decidi manter-me calma porque, se ela tivesse desaparecido, também já não havia nada a fazer. Fiz bem em confiar no senhor, porque no final apareceu e vinha com tudo incluído.
Apanhei então o chapa para o Tofo, tendo chegado às 14:30 ao Fátima's place do Tofo.
Era para ficar num dormitório, mas acabei por ficar numa casinha com casa-de-banho. Calhou mesmo bem porque estava muito cansada e com uma dor de cabeça que ia aumentando. Assim atirei com tudo para dentro do quarto e não me preocupei mais com o assunto. 

Fátima's place no Tofo
Fátima's place no Tofo
Fui até ao bar e pedi uma sandes de atum e um Santal e fiquei a observar a praia. Depois de almoçar, fui então dar um passeio à beira mar.

Praia do Tofo
Praia do Tofo

Como estava muito cansada, porque há três noites que praticamente não dormia, dormi durante uma hora ao final da tarde. 
Ao jantar comi um caril de batata doce, coco e beringela no Fátima's place e estava bom!



Sem comentários:

Enviar um comentário