Noite com o Spoke

(Local: aeroporto de Luanda; Data: 30 Ag. 2010)

28 Ag. 2010, Sáb.:

   A noite passada foi um pouco agitada... O Spoke passou a noite comigo (até os baby baboons foram mais sossegados que ele!). Quando me fui deitar levei-o para o meu quarto e aninhou-se logo na minha cama. Pensei que ele fosse dormir muito bem! Vesti o pijama, fui lá fora à casa-de-banho lavar os dentes e, quando regressei, ele ainda estava a dormir.

   Deitei-me e, estava quase a adormecer, quando ele decidiu que eram horas de brincar! Lá peguei no carregador do telemóvel (porque não tinha mais nada para brincar com ele e pareceu-me que o fio do carregador era capaz de ser algo interessante) e tentei brincar com ele na esperança que se cansasse e quisesse voltar a ir dormir. Inicialmente, ele não se sentiu muito atraído pelo fio (eu pensei: os meus gatos deliravam, de certeza, com este fio a andar dum lado para o outro! e depois pensei: pois, mas este normalmente deve brincar no meio da savana a caçar passarinhos, ervas secas, insectos, subir a árvores... como é que isto agora pode ser assim tão interessante!? De facto, ele ficou a olhar para mim, mas eu insisti e ele lá percebeu o objectivo de eu estar para ali a balançar um fio...). Resultado: a brincadeira teve mais efeito em mim que nele e eu decidi deitar-me e esperar que ele, com a luz apagada, também alinhasse na ideia. Passeou um bocadinho por cima da minha cabeça, tentou dar umas dentadinhas... lá achou melhor ir dormir.
   Por volta das 4 da manhã, acordo com o Spoke a arranhar na porta, o que fez todo o sentido para mim! Antes de o levar para o meu quarto pensei que os meus gatos, provavelmente, não aguentariam uma noite inteira fechados num quarto, como é que comiam ou bebiam, e se quisessem ir à caixa da areia? Mas asseguraram-me que ele se portava muito bem, que dormia bem! Confirmei as minhas suspeitas! Mas não queria que ele fugisse, então levei-o até à cozinha ao colo e lá lhe meti comida num prato, dei água e andei a segui-lo de perto porque não queria que ele fosse para longe. Mas, estava com algum receio (confesso) porque os baboons adultos já tinham descoberto uma maneira de fugir da sua vedação e pensei que talvez tivéssemos uma visitinha... Ao mesmo tempo que pensava nisto, ouvia os barulhos vindos lá dos lados das vedações e olhava para o horizonte e via tudo escuro... Até que ouvi um barulho ligeiramente maior e pensei "Oh Spoke, bora lá para o quarto!". Peguei nele e voltei para o quarto!
   Tive de voltar a recorrer à brincadeira do carregador, que voltou a demonstrar-se não muito eficiente! Aproveitei uma embalagem de plástico dumas pilhas para meter água, não fosse ele querer, o que me obrigou a ir à casa-de-banho, ou seja, a sair de quarto, ou seja, a pensar novamente nos baboons adultos...! Voltei a ir dormir ao fim dum tempo.
   Por volta das 5 e meia da manhã, volto a acordar com o Spoke a miar e a arranhar a porta! Lá tentei brincar com ele, fazer festas, coisas que, desta vez, ele já achou bastante interessante. Tentei deitar-me e dormir, mas foi escusado! Ele queria era brincar e eu voltei a insistir nas festas para ver se acalmava... Resultado: quando faltavam 5 min para as 6 da manhã, abri-lhe a porta e fui dormir! Já havia alguma claridade e vi que ele foi direitinho a uma árvore e trepou-a.
   Acordei por volta das 7h, levantei-me, arrastei-me até à porta e quando  a abri, ali estava ele! E voltou a entrar no meu quarto!

Spoke

1 comentário: